sábado, 21 de novembro de 2009

Pegando intimidade com sanguessugas e as tripas da coruja doente

Simplesmente não entendo que o canal Discovery Kids exiba regularmente, às 8:30 da noite, o programa “As Aventuras de Bindi”. A apresentadora mirim interage com animais selvagens e, segundo a sinopse, essa série “tem a missão de informar as crianças e os jovens sobre as maravilhas do mundo natural, estimulando-os a praticar exercícios, manter uma vida saudável e adotar práticas para a conservação da vida selvagem.”.

Está bem. Bindi é filha de Stephen Irwin, um apresentador de TV australiano que era conhecido como “O Caçador de Crocodilos”. E digo “era conhecido” porque morreu em 2006, em uma de duas aventuras televisivas, vítima de uma arraia que, literalmente, perfurou seu coração. Cabe lembrar que esse homem causou polêmica, em 2004, ao alimentar um enorme crocodilo enquanto segurava seu filho - ainda um bebê de poucos meses! - no colo. Veja você.

Respeito o interesse do Discovery Kids por tentar incentivar a conservação da vida selvagem, mas as aventuras de Bindi passam longe do objetivo divulgado e me fazem zapear para o canal concorrente antes dos primeiros 10 segundos da “atração”. Numa das raras vezes que assisti, Bindi narrava a história dramática de uma coruja que estava muito, muito doente, enquanto o veterinário abria o peito do bicho em uma cirurgia que, segundo informavam, “era o único modo de salvá-la”. Minha filha viu as tripas da coruja e ouviu a voz fúnebre da narradora. Perguntinha: será que ela se sentiu estimulada a praticar exercícios físicos e cuidar da natureza? Não creio.

Para completar, vejam só que doçura a descrição do programa desta noite:

Título: Ilha do Diabo

“Espécies únicas de animais que habitam ilhas correm grande risco quando uma doença contagiosa atinge seu hábitat isolado. Bindi mostra os diabos-da-Tasmânia lutando contra uma epidemia que poderia aniquilar uma população inteira desses animais.”

Às oito e meia da noite. Para dormir com os anjos, não?

4 comentários:

Anônimo disse...

Querida Bibi, adorei o seu comentário, perfeito!!! Sempre que Lara está comigo vendo os desenhos do Discovery Kids e começa a série da Bindi, mudo imediatamente de canal, acho um ABSURDO esse programa que não tem, absolutamente, nada de educativo muito ao contrário, é um programa altamente pernicioso e assustador. Podemos tentar através do seu blog ou de quem vc. achar conveniente, fazermos um abaixo assinado para que o Canal tire esse ABSURDO de sua programação. Parabens, conte comigo, beijos da Wilma

Unknown disse...

Concordo perfeitamente. Dia desses, minha netinha e eu nos instalamentos confortavelmente no sofá e liguei no Discovery para uns minutinhos de descanso (a nós duas, confesso - rs...) Pois a Bindi nos apresentava COBRAS. Tudo muito bem explicado e filmado. Com detalhes. Até eu ficaria com medo. Mudei de canal, procurando uma programação mais adequada. Mas tão poucas opções! Desliguei a TV e voltamos a jogar bola na varanda.

Lia disse...

Que tosco! O Discovery tá apelando mesmo. No canal adulto tem preciosidades do tipo "anatomia de uma mordida", "mandíbulas assassinas" e coisas do gênero. Agora não sabia que o canal kids também estava desse nível... E olha que eu adoro documentários de bichos!

Anônimo disse...

Cê tá de brincadeira, né? Fala pra mim que é pegadinha?!
Cruzes..