sábado, 5 de dezembro de 2009

Bolos de mães e filhas

Minha mãe me manda, por e-mail, a receita do bolo que pedi. Mas escrita por extenso: o procedimento vem todo esmiuçado, depois a manteiga, depois os ovos, e cheio de “ATENÇÃO!” para que eu não saia, atabalhoada e às pressas, adicionando coisa que não convém. Ah, ela me conhece.

Mea culpa: assassinei um bolo mês passado porque, olhando bem a cara da massa, e querendo adivinhar seu caráter, comecei a achar que... Foi minha ruína, "achar que". Não se deve julgar o caráter das farinhas - até porque se vingam, fui saber só depois -, muito menos tomar atitudes inusitadas diante do liquidificador (outro que, apesar do barulho todo, não passa de um cínico calculista). É fazer o bolo e pronto. Um bolo não é feito de ideias ou de intuição e, ainda que fosse, o meu daria trabalho dobrado, possivelmente virando biscoito, ou nem.

Escute aqui, bolo é pura química com medidas matemáticas, isso se eu quiser um resultado comestível. O bolo, só.

Tudo isso para, no final, minha mãe fechar as instruções com a seguinte ordem: “Mexer gentilmente”.

Rárá, ou não seria minha mãe...

5 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHA
É que, também para fazer bolos, trangredir só é possível qd - e apenas - a gente conhece as regras e sabe aplicá-las. O que, convenhamos, não é bem o teu caso. Nem o meu, confesso. Sucesso na próxima tentativa. Dica de mãe: rezar também ajuda.
Beijo

Beta disse...

A-D-O-R-E-I...

Bíbi, você pode até não ser uma exímia boleira, mas é uma excelente escritora sem dúvidas.

Adorei o seu cantinho.

Beijos, Beta.
(http://janeladecima.wordpress.com)

Cristiane Rogerio disse...

Olá, Bíbi, tudo bem?
Trabalho na revista Crescer e gostaria muito de bater um papo com você para uma reportagem que estou fazendo.
Você pode enviar o seu email para cristianer@edglobo.com.br.
Pode ser?
Beijão!
www.crescer.com.br

Marina disse...

Hha, que ótimo!
Eu também aprendi isso depois de muito bolo murcho. mineirinha que sou, sempre colocava um "cadinho mais" de farinha, um "cadinho mais de açúcar" pra ficar mais docinho, um "cadinho menos" de óleo pra ficar mais saudável... heheh cada desastre!

(Adorei e vou linkar!)

Kcau disse...

Rsss
Me pergunto: Pq ninguém nunca me deu umas dicas assim?
As vz's penso que, se tratando de cozinha, nem errando eu aprendo. hahaha
Me diverti no teu bloguinho