terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Um aninho

É amanhã. Ela faz um aninho.
***

Pequeno Dicionário de Um Aninho (em ordem desalfabética, uma vez que ela ainda não se alfabetizou):

“Buuu” – acabou. Quando acabou o conteúdo do meu seio, ou da mamadeira, ou do prato de comida. Buuu. E faz o gesto com as palmas das mãozinhas para cima, como quem diz acabuuuu-se o que era doce. Detalhe totalmente baby-tech: ontem eu estava com ela no colo e mandei reiniciar o laptop. Quando a tela apagou, ela me olhou espantada e: “Buuuu”.

“Papá” – papai. Ela diz muito. Quando o pai chega, exclama com alegria. Quando sai, chama com convicção. Quando entra alguém e o pai está presente, aponta e indica a qualquer pessoa que já sabe quem é o “papá”. Mas, muita atenção: também pode significar comida, comer, comendo, comerei, comeria, comi, comício, comarca, comércio, comilança, comensais, começo e comédia. (Ou disso tento me convencer no afã de achar razão plausível para o fato de ela dizer 9 “papá” para 1 “mamã”).

“Mamã” – mamãezinha querida do meu coração. Ponto.

“Mamá” – sutil diferença no último “a”. Repare que o “ã” do “mamã” é com til, portanto nasal. Nasal vem de nariz, que vem de cheiro, que vem do insubstituível amor materno e sua nasal intimidade afetiva, efetiva e olfativa com o bebê desde o nascimento até a primeira cópia da chave de casa. Deus, quanta bobagem a gente diz no desespero. Enfim. E “mamá”, com “á” aberto, significa leite, seios, mamadeira ou simplesmente “tô com fome!”.

“Nãnã” – não. Quando se aproxima de uma tomada, por exemplo, faz o gesto com o dedinho indicador e repete “nãnã” como quem diz que ali não se pode mexer. Ou seja, o não ela já conhece. Resta saber se já ligou o nome à pessoa.

“Vavá” – vovó. Quis ensinar que tem a vovó Wilma e a vovó Aninha, mas achei que por enquanto estava bom assim, no genérico, mesmo.

“Ufff” – Ursinho Puff (estampado no babador). Também pode significar aquele tigre que é amigo do Puff, ou o próprio babador.



"Caié" - jacaré. Por enquanto só conhece por desenho, num livro e na capa de um DVD infantil. Melhor assim.

"Cacá" - cocô.

"Pu-pu" - Piu-Piu, o pintinho do desenho que está na mamadeira pequena. Ou as aves em geral, incluindo um enorme pelicano de pelúcia que ela ganhou de Natal. Detalhe: ela diz "pu-pu" muito agudo, estou desconfiada de que acha que o "i" é um "u" extremamente fininho... Faz sentido.

“Bumbum” – automóveis em geral, inclusive os que voam.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns aos três: Lara, mamãe, papai. Que todos os anos de suas vidas sejam tão maravilhosos quanto foi esse primeiro aninho da (e com) Lara.
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns para a pequena Lara e também pro "papá", "mamã" e "vavás"
Dia 15 é a vez do meu neto que nasceu 2 dias depois da Lara.
Agora, sugiro à "mamã" da Lara que divulgue seu talento de cronista - com toques de humor na medida certa - para TV, Revistas, etc.
Fernanda Young que se cuide!
Abraço
Arte

Nádia Zollem disse...

Parabéns pra Lara, e pra todos da família!
Muita saúde e alegrias!
Beijos,
Simone.

Unknown disse...

Parabéns (atrasado) pra Lara!!!!

Beijos

Unknown disse...

Atrasado, mas... não menos "desejoso": FELIZ ANIVERSÁRIO para a Lara!!!
Ahhh... sem palavras... 1 aninho é tão especial. E, detalhe: esse "especial" costuma ser progressivo, se eleva a cada ano exponencialmente.

Beijo grande!

Elys :D