segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Melhores e piores - até 6 meses

Fiz uma listinha de “melhores e piores” para bebês até 6 meses de idade. Logicamente, tudo aqui é subjetivo – e o que vale para mim pode não valer para você. Mas também pode servir como um ponto de partida para quem não tem experiência nenhuma, e pode ser uma referência a mais para quem já tem. Adoraria que vocês também deixassem as suas dicas.
***

Fraldas descartáveis

Melhor: Pampers Total Confort (pacote verde).
A Turma da Mônica também é muito boa, mas deu alergia e tive de trocar.

Pior: Johnsons. É muito ruim mesmo. Até a “noturna”, que é menos pior, deixa a desejar.

Algodão

Melhor: Disparado o Johnsons, em bolinhas. Aqui no Rio está sumido do mercado.

Pior: Apolo. É um tijolinho.

Roupinhas

Melhor: os bodys e os macacões são muito mais práticos.

Pior: camisetinhas com gola pequena (dá aflição passar a cabecinha do bebê por elas) e mangas justas. Camisetas, em geral, são um pouco chatas porque vivem subindo e a barriga acaba ficando de fora.

Para fazer dormir

Melhor: preparar o ambiente, reduzir a luz, enrolar o bebê numa manta (pode ser uma toalha de fralda se estiver calor), segurar um pouquinho na posição vertical e depois colocá-lo no berço, ainda acordado. É muito importante que ele aprenda a dormir já no berço.

Pior: ninar o bebê, balançá-lo e ficar andando com ele de um lado para outro. É péssimo acostumá-lo a só dormir com um balancinho, porque ele vai ficar cada vez mais pesado! Além disso, se acordar no meio da noite, não vai saber se acalmar sozinho e adormecer outra vez. Vai sempre precisar de alguém disponível para niná-lo.

Amamentação

Melhor: para as primeira semanas, pomada Lansinoh – recomendada pelos médicos, evita rachaduras nos mamilos e não precisa ser retirada quando o bebê for mamar.Tiro e queda.

Pior: não obter ajuda. O bebê precisa pegar o seio corretamente, e isso pode não ser fácil se você não tem alguém experiente ajudando. Particularmente, acho muito difícil entender o processo a partir da descrição encontrada em livros e revistas. Tem que ser na hora, vendo, corrigindo e tendo muita paciência até obter uma mamada confortável para ambos.

Brinquedos

Melhor: os coloridos que fazem algum barulho quando manipulados.

Pior: toalhas de mesa. Você se distrai e eles puxam mesmo!

Troca de fraldas

Melhor: nunca tinha ouvido falar nisso, mas começamos a fazer e deu certo (aprovado pelo pediatra): logo que tiro a fralda, encosto levemente uma folha de papel-toalha no bumbum dela para absorver o “excesso”. Depois, fica mais fácil limpar com algodão e água morna. A melhor marca é Snob – mais grossa e resistente.

Pior: geralmente a criança é trocada em seguida depois de mamar. Quando levantamos as perninhas dela para limpar o bumbum, a pressão no estômago pode causar vômito. É legal fazê-la arrotar após a mamada, e dar um tempo entre uma atividade e outra.

8 comentários:

Brenditz disse...

Uma fralda muito boa, e já que vc gosta da pampers, é a Pampers Activus, que tem uma embalagem roxa. É excelente pq tem um tamanho um pouquinho maior que a da pampers do pacote verde, e também pq deixa o bebê mais sequinho. O unico problema dela é que não é facil encontrá-la em tamanhos maiores, mas o M sempre tem no mercado.
Muito bom o blog, tenho lido sempre!
Bjus

Anônimo disse...

Oi, Bíbi,sou a Marcia, sua vizinha.
Queria deixar umas dicas:
Fralda - Monica Soft Touch, que eu alterno com a Pampers Total Confort. Ela é vendida nas L.Americanas e em poucas farmácias. É supermacia, confortável e não dá alergia.
Amamentação - nos 1ºs dias eu só conseguia amamentar usando um bico de silicone sobre o bico do peito, pois apesar da Lansinoh o bico já ia começando a rachar e doía bastante. Foi ótimo, e logo eu estava amamentando sem ele e sem dor! O pior na amamentação são aqueles discos de algodão p/ absorver o leite que vaza. Uma amiga teve um fungo devido à umidade e teve de tomar medicação p/ secar o leite. Um horror.

Anônimo disse...

adorei a dica, brenditz, vou procurar. obrigada!

Anônimo disse...

oi, marcia! que bom te ver aqui!

vou tb procurar a fralda que você falou, que ótimo...

caramba, eu uso os protetores de algodão! nunca deu nada, até porque vaza só um nadinha e na hora em que ela está mamando (mama num, vaza no outro). mas que perigo, e não sabia disso!

obrigada pelas seperdicas. beijão.

Jani disse...

Meu marido é como vc,adora a pampers total comfort,sempre compra 3 pacotões,mas eu prefiro a pampers naturals,acho q gosto mesmo é porque se ajusta melhor ao corpinho dela...ah,a mônica soft touch é maravilhosa,só não compenssa comprar porque vem poucas fraldas nopacote,nem existe pacotão,sabe?Sobre amamentação eu acho q pior q vazar ou ficar rachado é a dor nas costas,mesmo na poltrona até hoje sinto q fiquei meio torta,ainda mais agora com 10 meses e bem pesadinha(8,500).Os brinquedos concordo plenamente,os coloridos e com algum barulhinho são os melhores,apesar q ela adora qdo dou colher de pau,tampa de plastico,tudo q é novidade...adoro os seus textos,sempre venho dar uma olhadinha...!

Anônimo disse...

Jani, obrigada! Isso aqui tá virando um fórum animadíssimo, e eu estou aprendendo muito.

A Naturals não é muito fininha? (Tipo a Básica, que sempre vaza)?

Beijos!

Anônimo disse...

Oi Bíbi!
Sobre fraldas: a pampers total confort era a que eu (ela) usava, mas o adesivo plástico machucava a coxinha dela, é muito duro... a naturals é como a básica(que costumas vazar), mas com "cheiro"...
A the best, imbatível mesmo, é a que a amiga aí deu a dica: Mônica Soft Touch!!!
Beijo!

Anônimo disse...

Pois é, eu alterno a Soft Touch (que é carinha mesmo) c/ a Pampers porque se eu usar Pampers
direto, dá um pouco de alergia no Breno (uma dermatologista disse que é a tinta verde). Já em relação às noturnas, todas as que testei vazaram, menos a Pampers. Bjs!