segunda-feira, 8 de junho de 2009

Só nós duas

Vivemos na mesma cidade, minha mãe e eu, mas em regiões diferentes e tão distantes que se pode levar, entre ida e volta, cerca de três horas na estrada. O resultado é uma saudade cumulativa, assuntos pendentes, conversas adiadas e muitos planos de um dia, quem sabe, talvez... Mesmo sabendo que, do jeito que a vida anda, só em sonho.

Pois o dia do sonho chegou, e fomos derramar nossas fofocas numa oportunidade bem real e preciosa: só nós duas, viajamos a São Paulo. Pronto, só nós duas. Desde o saguão do aeroporto até a sala de embarque; das nossas memórias aos planos para o futuro; do check in no hotel até as certezas inabaláveis que se desfazem, irônica e gostosamente, num bate-papo esparramado de gargalhada, angústia e fé. Só nós duas.

Nunca passei pela famosa fase de achar minha mãe uma chata, e desconfio que haja uma questão de geração a explicar o “fenômeno”: minha mãe trabalhava tanto, mas tanto que não nos dava tempo de sentir qualquer tipo de incômodo em sua presença. Sentia, sim, uma sensação de privilégio e felicidade quando ela estava por perto, e me divertia horrores com a sua inteligência, a vitalidade e o jeito de mulherão no corpo de menina. Quando eu assistia às aulas que ela dava, ficava sinceramente deslumbrada com a constatação: ela é linda e sabe absolutamente tudo, e esses marmanjos obedecem direitinho. Ela com aquele giz na mão, e eu me sentindo a própria filha da chefa.

E ela ainda me deixava ajudar a corrigir provas! Só as de marcar com “X”, claro.

Voltamos de São Paulo com os assuntos devidamente atualizados, e temos impressão de que tagarelamos tanto que até os garçons eram considerados inconvenientes ao esboçar qualquer questão de ordem prática.

- Não tá vendo que isso é uma conversa séria, ô? Como assim “gelo e limão”?

Depois de muita Coca quente e alguns quilômetros rodados a pé, não é que sobrou tempo para fazer umas amizades no Ibirapuera? Repare só.


PS: É claro que escolhemos as que não abrissem o bico, rolou todo um processo de seleção e as mais afoitas eram gongadas logo no primeiro pio. Shhhht!

8 comentários:

Unknown disse...

Bíbi, sua mãe não morava em São Leopoldo? Vi suas fotos no Ibirapuera :o)
e (pra variar), amei o post!
Me lembrei das viagens que fiz com minha mãe, a grande maioria para (adivinha!) show dos Engenheiros...
Beijos!

bibi disse...

Denise, queridaaaa!

Bom te ver por aqui. Meus pais se mudaram para o Rio em 2005, para a felicidade de toda a família. Depois de 7 anos separados, eis que nos encontramos todos outra vez.
:o)
Também lembro com muito carinho das viagens com a sua mãe. Ótimos tempos!
Beijos com saudades.

Patricia disse...

Quando a gente vira mãe, quase não encontra tempo para ser filha! Que bom que você teve essa oportunidade tão preciosa!

Re disse...

Tb adoro minha mae, viajamos esse mes para Aracaju, deixamos os maridos em casa, e fomos nos duas, colocar o papo em dia, curtir uma a outra, eh td de bom! Bjs

Anônimo disse...

Voce nao ta tao longe da tua mae nao, o que digo eu entao? Minha ta vindo pra ficar 3 meses. To muito feliz! Ah e acho q entrarei pro blog do levar um casaquinho. Terei confirmacao hoje, te deixo saber.
Beijos

bibi disse...

Patricia, você resumiu TUDO! É isso mesmo!
__
Rê, que bom que vc teve essa oportunidade também! Virar filha de novo é a melhor coisa do mundo, ainda que por uns dias.
__
CRIOULA! Avisa, dá notícias, vou fazer uma festa aqui!
PS: Adorei teu cabelo novo, arrasou!

Beijos.

Eliana disse...

HAHAHA,
ri muito - e me emocionei mais ainda - com o post. Realmente, nossa viagem foi uma delícia e te ter só para mim foi bom demais. Também rememorei aqueles tempos em que éramos mais presentes, uma à outra, e o tanto que nos divertíamos.
Olhar para ti agora e ver a mulher linda, inteligente, sensível e totalmente deslumbrante em que te transformaste me deixa feliz e orgulhosa. E ter podido ser, nesses dias, "apenas" mãe, com todas as deliciosas prerrogativas do "cargo" ("Tuas mãos estão geladas, põe um casaquinho, guria!")foi maravilhoso.
Qd repetiremos o programa? rs.....
Beijos, florzinha.

bibi disse...

Puuuuuuuuxa, mãe, com um pacote de elogios desse eu não vejo outra alternativa senão arrumar outra viagem pra nós, dessa vez mais caprichada ainda... Até me arrependi de ter economizado no hotel, kkkkkkkkkkkkkkkk!
;oP
Beijos, linda.