domingo, 22 de julho de 2007

De cabeça para baixo

Todo dia uma novidade. Agora ela está no colo da gente, sentadinha, e começa a se inclinar para trás até fazer um “U” invertido com as costas. O topo da cabeça encosta no sofá e ela aprecia o mundo invertido. Risonha.

Filha! Mal conhece o mundo de cabeça para cima e já quer torcê-lo de ponta-cabeça?

Para ela, vai ver que faz sentido.

- Dá licença de eu começar pela ponta que julgar mais adequada?

Vai ver que me diria. Ou nem. Diria:

- Adequada mais julgar que ponta pela começar eu de licença dá?

- Hein?

- Pô, mãe.

Dá uma certa angústia, mas vê-la tão confortável na posição me provoca também umas alegrias estranhas – alegrias de mãe de primeira viagem. Ela está curtindo. Eu estou segurando o que posso segurar (para ela não cair) e deixando solto o que é preciso para que curta a brincadeira do seu jeito.

Acho que vai ser mais ou menos assim.

**

- Mãe, um dia a gente vai no Japão?

- Ao Japão, filha.

- Então você me leva?

- Calma. Eu disse ao Japão porque é assim que se fala. E não “no Japão”.

- Oba! A gente vai?

- Aonde?

- No Japão!

- Ao! Ao!

- Au! Au! (Imitando um poodle). Oba! Você me leva no Japão e ainda me dá um cachorrinho?

- Você está torcendo tudo, filha.

- Por isso mesmo que eu quero ir no Japão.

- Ao Japão!

- Isso! Para inverter tudo. Ao Japão dizem que é tudo de cabeça para baixo.

- Agora seria “no Japão”...

- Agora? Mas eu nem arrumei a mala!

- Peraí. Vamos começar tudo de novo?

- Pode ser de ponta-cabeça, como ao Japão? Mãe, só tem um problema.

- Qual?

- O cocozinho.

- Você fez cocô de novo?

- Eu não, o nosso cachorrinho. Ele vai fazer cocô de cabeça para baixo e vai cair tudo na nossa cabeça.

- Quando a gente perceber que ele está fazendo cocô, a gente desvia.

- Aí vai cair no céu, né? Vai sujar o céu do Japão e o rei vai expulsar a gente. Eu não quero ser expulsa do Japão por causa de cocô de cachorro!

Respiro fundo. Japão. Cachorro. Rei. Céu. Cocozinho.

- É o seguinte. Sabe aquele perfume vermelho da mamãe? A gente leva para o Japão. E, quando o cachorrinho fizer cocô no céu, a gente abre o vidro de perfume e deixa cair todinho.

- Porque no Japão as coisas caem para cima!

- Isso. Assim, o céu vai ficar todo perfumado. E vai chover cheiroso. O rei vai ficar feliz e agradecido porque o Japão vai ser o único país do mundo onde a chuva virá como água de colônia. E vai nos dar cinco cachorrinhos japoneses de presente. Não é legal?

- Muito. Mas tem um probleminha.

- O que é agora?

- Os cachorrinhos vão fazer mais cocô no céu, e a gente vai precisar de mais perfume. Vai sair muito caro! É melhor a gente dar um remedinho para o nosso cachorro não fazer cocô no Japão.

- Coitadinho!

- Não faz mal, mãe. Ele faz cocô quando a gente voltar. Eu queria mesmo voltar antes de ficar noite.

- Então a gente só vai ao Japão dar uma voltinha? Nem vamos dormir lá?

- Claro que não, mãe! Você tá maluca, dormir de cabeça para baixo??

4 comentários:

Olívia disse...

Oi Bíbi! Adorei!
Olha agora também tenho um blog!
é esse aqui:
www.palavrasdaoli.blogger.com.br

e não o que estará logado aqui
beijocas e saudades de vc... nunca mais te vi!

Unknown disse...

hahahaha me acabei de rir do outro lado da tela! Imaginar essas cenas e ainda pensar que o melhor que Lara pode oferecer sempre "está por vir"!!!

Ai que saudades de quando meu batalhão de sobrinhos estava descobrindo o mundinho ao seu redor...

Beijos nostálgicos,

LuFram

Anônimo disse...

Lu, adorei tua visita! Thanks!

Olívia, vou te visitar lá no seu... Saudades recíprocas!

Beijos.

Unknown disse...

hahaha... amei...
rí demais!!