terça-feira, 17 de julho de 2007

Dor nas costas (e como acabei dançando tango)

Sofro de um problema lombar que não tem cura: hérnia de disco. Para prevenir o pior (a crise, quando parece que tem um DJ promovendo uma rave nos meus discos), faço Pilates. Ou melhor, fazia; parei no oitavo mês de gravidez. Minha filha tem cinco meses, e eu ainda não voltei...

Mas o DJ voltou, implacável.

Lara está pesando 6,4kg de pura fofura e graça. Mamãe aqui, empolgadíssima, acabou exagerando no senta-levanta-senta-levanta com o bebê no colo, e deu no que deu. Dei uma travada histórica, fui parar na fisioterapeuta.

De roupinha de ginástica, em frente ao espelho.

- Fica reta.

Já ouvi essa conversa. Elas mandam a gente “ficar reta” e a gente até tenta, mas não é possível satisfazê-las jamais.

- Fica reta.

De novo?

- Fica reta.

Era a minha cabeça que repetia para mim mesma. “Fica reta”. Espelho, espelho meu. Estou calejada, conheço esses refrões fisioterapêuticos de longa data. Acabo sempre desafinando no final.

- É... (a fisioterapeuta me olha e bufa com discrição, como se isso fosse possível).

Primeiro ela diz que eu “fiz” uma torção, ou algo assim, nos ossos da bacia.

- Você está na posição do tangueiro.

- Tango?

Era isso mesmo. Parada em frente ao espelho, pareço um bailarino de tango “requebrando” os quadris. Sabe a foto de divulgação do espetáculo, quando o bailarino joga os quadris para um lado para fazer charme? Assim sou eu. Tirando o charme.

- Pelo menos não é lambada, né? (Rio amarelo, rá rá. Ela não acha graça. Bailei sozinha).

Seguimos consulta adentro como se nada tivesse acontecido, e tudo ia acontecendo cada vez mais. Minha hérnia. Minhas bacias e meus baldes. Minhas dores. Meu sacro. Minhas costelas. Meu bebê!

- Dói assim?

- Rá, nadinha. Quantos pontos valia essa?

Droga, soltei outra piadinha. Não me controlo nem depois do tango! Desculpe, mas é muito engraçado a pessoa cutucando e a gente dizendo se dói. Sempre quero me fazer de “macha”, e sempre desisto na segunda cutucada. Perde-se completamente os brios.

- Pronto. Agora vá para casa e pratique esse exercício 200 vezes por dia. Você vai ficar ótima.

Saí de lá aliviada da coluna, mas cheia de dor nas pernas. E com um dever de casa que combina perfeitamente com a maternidade: repetir uma coisa até a exaustão, e depois começar tudo de novo!
**

PS: Já que estou a meio caminho andado, quem sabe agora até aprendo a dançar, né?



Trecho do filme “Perfume de Mulher” (1992). Al Pacino e Gabrielle Anwar dançam Por una Cabeza, de Carlos Gardel

4 comentários:

Anônimo disse...

Ai Bíbi, senti dor por vc e por mim tb, tô com um problema na cervical, fazendo RPG, acumpuntura, fisio.. pareço uma velha (já que nem tenho desculpa de que é o cansaço de segurar um bebe)! Ai, essa vida moderna ne.. nunca ouvi falar que nossas bisavós tinham problema de coluna.. mas fazer o que!
Sorte no seu tango ai!

Um beijo, querida.

ps: achei inacreditavel a do pezinho. jura que foi real? :P

Anônimo disse...

Dani, é isso... vida moderna e nossas doenças sem charme algum.
:o/

Essa do pezinho foi real MESMO!
Beijão.

Anônimo disse...

Oi "bibi" - minha filha se chama Bibiana e apelidamos de "Bibi" - bom, estava procurando historias sobre tango e vi teu icone.
Como tenho um historico de cirurgias e hernias, nao resisti e abri, logico, rs...
Moro a quase 2 anos nos EUA (uma decepcao), e estou a quase um mes de cama, pois antes de sair do Brasil jah havia feito 2 cirurgias lombo-sacro, com retirada de 5 hernias, alem de saber que tenho uma na dorsal e duas na cervical - o que me arrastou "literalmente" para a cama, rs... - e estou num dilema...... MEDICOS, grrrr....
A incompetencia e o pouco caso, nao me surpreendem mais, mas a falta de sensibilidade por serem "estudados" e "imaginarem o grau de dor.
Estou sofrendo muito e com muito medo, jah que minha segunda cirurgia, foi rompido o nervo S1.
Deixo aqui, minha compreensao e se puder diminuir tua dor, criei 4 filhos sozinha.
Dia 20 de nov vou tentar outro medico, pois nenhum quer se responsabilizar pelo meu caso.
Eh triste, mas levo numa boa e nao deixo nada disso abalar minha alegria de Ser e de Estar entre as pessoas que amo.
Fica com Deus e que tua fisio te ajude.
Por ironia, uma das minhas filhas eh fisioterapeuta em Florianopolis, hahaha...

PS. desculpe a falta de assentos, mas estou num laptop NA CAMA, kkkkkk.....

Carla Menezes

bibi disse...

Nooooooossa, Carla, que história a sua!!!!! Tô chocada. Acho que vc me passou uma lição, hehe.
Que vc melhore e que tudo dê certo para vc e sua família!
Um beijo e obrigada pela visita.