quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Leite materno: o que passa e o que não passa?

Esta é uma das questões mais controversas do assunto mamães/bebês. Afinal, o que “passa” para o leite materno e o que não passa? Álcool e drogas são uma unanimidade: passam, sim, e fazem mal (a ambos, claro).

Mas o consenso pára por aí. Há pediatras que afirmam que a lactante pode comer de tudo, sem se preocupar em causar cólicas no bebê. Outros aconselham parcimônia. E ainda outros, como o da minha filha, chegam na maternidade com aquela pastinha na mão e dizem justo o contrário do que você esperava ouvir.

Não sei de vocês, mas eu vivia me controlando para não “abusar” durante a gravidez, para não engordar demais (deu muito certo, aconselho). Entretanto, como ninguém é de ferro, assim que costuraram a minha barriga eu já estava sonhando com uma montanha de ovos de páscoa, uma bacia de sorvete, brigadeiros rolando ladeira abaixo e todas as bobagens que não podia comer antes.

- A partir de agora você está amamentando, então vai cortar do cardápio as seguintes coisas...

Ai, os médicos e seus tons pastel para dizer chicórias. Resumo da ópera:

Eu amamentei por um ano e, durante esse tempo, segui uma dieta bastante restrita: zero lactose, para começar (o que não é nada fácil se pensarmos que qualquer bolinho ou biscoito inocente leva leite, isso para não falar nos queijos – zero pizza, zero sanduíches incrementados, zero saladinhas com queijo...).

Nem café pingado eu bebia, até porque a dieta também era zero cafeína. Adeus, Coca Cola e Guaraná, chá preto, mate, etc. Proibidos também estavam os condimentos, os crustáceos, as frituras e comidas gordurosas, a comida japonesa crua, e o pior: zero chocolate!

A explicação do pediatra era que tudo isso “poderia” causar cólicas no bebê. Poderia.

Pois bem, até hoje eu não entendi se segui aquela dieta porque sou muito CDF - e não consigo receber uma ordem sem cumpri-la -, ou se foi puro medo de ficar culpada caso a Lara tivesse alguma dor de barriga. Eu não vou dizer “foi por amor à minha filha”, porque acho isso muito piegas e também porque, francamente, o amor é um negócio muito diferente de cortar alguns itens da minha despensa por achar que, talvez, dê gases na menina!

Acreditando ou não na teoria do pediatra, o fato é que eu a segui à risca – e ela nunca teve cólica e sempre foi um bebê tranqüilo, dormiu a noite toda, etc. Acontece que muitos outros bebês são exatamente assim, e as mães jamais fizeram dieta zero-coisa-nenhuma.

E aí? O que passa e o que não passa, afinal? Quem dá mais?

***

Milk Shake sabor mentol

Para fechar o assunto (deixando em aberto): uma pesquisa realizada na Dinamarca mostrou que os sabores dos alimentos que as mães ingerem passam para o leite materno em pouco tempo. A banana, uma hora após o consumo. E o gostinho de mentol dura oito horas no leite!

Helene Hausner, que liderou a pesquisa, chega a sugerir que a variedade na alimentação da lactante seja importante para que o bebê vá se preparando para assimilar novos sabores no futuro.

Fonte: BBC Brasil

16 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Bibi, o pediatra foi bem rígido com vcs, tadinha. Bom, eu também me controlei durante a gravidez, tanto que engordei 9 kilos (tá bom, ele nasceu de 8 meses) e eu estava looooouca por panetone (o parto foi em 30 de novembro)e sniff, foi a primeira notícia que eu recebi que não poderia comer, porque fermenta. Depois vieram as seguintes restrições: cortar feijão, repolho, tomate, refris, doces em geral, leite 500 ml por dia e mais alguma coisa que não me lembro. Enfim, vida de mãe não é fácil, especialmente lactante. Meu bebê teve um pouco de cólica sim, mas até os 3 meses, que é o considerado "normal". No mais, segui tudo a risca (também sou muito caxias). Me privei de muitas coisas para o bem do meu bebê e acho que valeu muito a pena. Tanto que até consegui emagrecer bem rápido. Graças a Deus, rsss.
Beijos

Elaine disse...

pois é, eu nao cortei nada, meu bebe teve pouquissimas cólicas e eu to uma rolha de poço!
talvez se a pediatra tivesse sido mais linha dura, eu tivesse emagrecido... acho que agora é meio tarde, mas uma dietazinha ainda me cai bem!

Anônimo disse...

Nusss o Pediatra da minha Filha me liberou de tudo e graças a Deus a Annah Giullya não tem colicas as vezes ela chora um pouquinho mas e só fazer massagem e passa.... Como de tudo e não passa nada pra ela...acho que é mito... sei lá rsrsrrs.

Bjs

Anônimo disse...

E alguém poderia me dizer quanto à anestesia odontológica, quanto tempo fica no organismo da mãe e consequentemente no leite?
Cortar a lactose? Porquê? Ihh será que tô pagando mico perguntando isso?

Anônimo disse...

Bom, eu sou mãe de primeira viagem... (meu bebê deve nascer nos próximos dias) e em minhas pesquisas para descobrir se poderia ou não poderia comer comida japonesa (a vontade está grande..rs), encontrei o seu blog. Como achei o seu post interessante, vou indicá-lo no meu blog, ok?
Ainda não tenho experiência para opinar no que passa ou não para o bebê, mas espero em breve descobrir... kkk
Abs

Anônimo disse...

então me diga... do que vc viveu?? como manteve sua saúde? Sim, porque você precisa ingerir uma boa quantia de alimentos até mesmo para você não ficar fraca. Sou mãe de 3 filhos, a primeira eu fiz uma restrição enorme de alimentos para não dar cólica na minha filha, não adiantou de nada. A segunda, não fiz restrição alguma... comia o que me desse vontade, já o último estou repetindo o mesmo da segunda... e mesmo assim... de tanto que ele mama, as vezes, me sinto fraca e detalhe... tanto minha segunda filha como o último não tiveram cólica. Também fui muito rigorosa comigo mesma nas 3 gestações, a primeira o aumento de peso foi apenas 5 kg, a segunda e a terceira 7 kg... e detalhe sem tomar o tal sulfato ferroso... e nunca apresentei uma anemia sequer. Talvez seja pelo fato de eu sempre ter uma boa alimentação e praticar musculação. O pediatra foi muito rígido com a sua alimentação. Acredito que isso varia de organismo a cada mãe, a cada criança

Unknown disse...

Bom eu como e comi de tudo, e minha filha n tem nada e eu já voltei ao peso normal .... eu sempre fui de comer pouco mais na gravidez do 7 pro 8 mes comi bem uns 8 potes de 2 litros de sorvete oq rendeu umas celulitezinhas q já estão melhorando e só, agora tá tudo bem cmg e c ela...

Unknown disse...

Qdo tive meu primeiro filho, cortei tudo, segui à risca as recomendações da pediatra, leite de soja, cafe descafeinado, zero crustaceos, alcool, chocolate, etc. O meu primeiro filho teve muuuitas colicas, eu quase nao dormia. Qdo dava seis horas da tarde eu ja tremia, prevendo o que estava por vir. Segundo filho, nao cortei nada, nadinha, cafe normal, leite normal, comi camarao umas duas vezes, de vez qdo tomo coca. Elke nao teve nenhuminha colica. Está com 3 meses e dorme quase a noite toda. Ou seja, pra mim: mito total....

Unknown disse...

Qdo tive meu primeiro filho, cortei tudo, segui à risca as recomendações da pediatra, leite de soja, cafe descafeinado, zero crustaceos, alcool, chocolate, etc. O meu primeiro filho teve muuuitas colicas, eu quase nao dormia. Qdo dava seis horas da tarde eu ja tremia, prevendo o que estava por vir. Segundo filho, nao cortei nada, nadinha, cafe normal, leite normal, comi camarao umas duas vezes, de vez qdo tomo coca. Elke nao teve nenhuminha colica. Está com 3 meses e dorme quase a noite toda. Ou seja, pra mim: mito total....

Unknown disse...

Isso também me intriga......mais tem uma anestesia mais fraca pra gravidas ,fiz tratamentos até os 7meses,agora n sei se serve pra lactantes....

CAROL disse...

Eu sou mãe de primeira viagem. Meu pediatra não cortou nada. Mas conforme comi. Fui percebendo o q dava cólica no meu bebe. Feijão. Couve flor. Brocolis. Ovo frito. Leite de vaca. Enfim ainda comendo pra descobrir. O meu peso ta normalizando aos poucos. Não é bem uma dieta. Mais doces bem pouquinho. Refri nenhum. Frituras uma vez ou outra. Com moderação.

Unknown disse...

Gostaria de saber de que se alimentou. Meu bb nasceu prematuro e talvez pela imaturidade está tendo problemas com leite, ainda não foi diagnosticado se intolerância a lactose ou APLV.

Unknown disse...

Gostaria de saber de que se alimentou. Meu bb nasceu prematuro e talvez pela imaturidade está tendo problemas com leite, ainda não foi diagnosticado se intolerância a lactose ou APLV.

Unknown disse...

Acho estranho alguns pediatras cortarem o leite das lactantes sendo que quando tive minhas filhas passei 4 dias na maternidade e todos os dias vinha café com leite e pão de café da manhã. Agente não sabe mais nem em quem acreditar.

Unknown disse...

Eu,estou sem cemer muita coisa porém estou vendo relatos e vou voltar a comer como perdi muito sangue no parto e tomei várias bolsas de ferro para me recuperar acredito a ser mito de não poder comer determinados alimentos pois mesmo sem comer meu filho tem cólicas e como a colega falou no hospital veio leite, queijo entre outras coisas. Aff quem acreditar ou céus

Unknown disse...

Sim verdade, davam até feijão, salada de repolho