segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Acordar o bebê para mamar

Outra importante colaboração em forma de comentário (dessa vez, da Luna) confirma a minha impressão de que se deve falar mais sobre o assunto: acordar o bebê para mamar!

"Oi Bibi, cheguei no seu blog atraída por este post... passei pela mesma angustia que a Sinara. Com 15 dias meu bebê em vez de ganhar peso tinha perdido 40g, fiquei desesperada. Ele mama bem, mas o problema é que não acordava e não reclamava de fome. Como mãe d primeira viagem eu acreditava que quando ele estivesse com fome iria chorar, ledo engano! Quando são pequenininhos, como vc mesma disse é preciso acordá-los (o que nem sempre é fácil) e amamentá-los de 2 em 2 horas, não é uma tarefa fácil, pelo contrário super desgastante, mas em uma semana já se nota diferença.

Boa sorte para a Sinara."


Obrigada, Luna, pelo seu comentário!

Acordar o bebê é um assunto polêmico, e ainda há quem pense que faz mal. Na verdade é um mito, e acredito que faça parte de um conjunto de informações difundido numa época em que se valorizava uma espécie de "sabedoria da natureza" levada às últimas conseqüências - assim, seria melhor deixar tudo acontecer naturalmente, sem jamais interferir na ordem espontânea das coisas.

Como bem disse a Luna: ledo engano. Nada contra a (super, mega, ultra) sabedoria da natureza e a ordem natural das coisas. Acontece que os bebês precisam ser ensinados, e podem - e devem! - ser ajudados por nós. Acordar o bebê não faz mal nenhum, e é muito melhor do que ficar preocupada com a saúde do filho ou culpada achando que está fazendo algo errado. Ou, ainda pior: pensando que o seu "leite é fraco". Não existe leite fraco.

Dica esperta para acordar o bebê: massageie a palma da mãozinha, devagar. Se mesmo assim não acordar, coloque-o "sentadinho". Ele abrirá os olhos na mesma hora. Não precisa ser nada dramático, tudo pode ser feito suavemente e com carinho.

Alguns bebês muito novinhos adormecem durante as mamadas. Quando isso acontecia, eu massageava a mãozinha dela, ou "tirava" (na verdade, iniciava o movimento como se fosse tirar) um pouquinho o bico do seio da sua boca; ela despertava e seguia mamando mais um pouco.

4 comentários:

Ju disse...

Oi... sabe que eu tenho até uma receita médica que a "bendita" da pediatra colocou: precisa dormir, respeitar o sono do bebê. Isso porque eu o acordava para amamentar, levei ao hospital devido a uma febre com 20 dias, ela falou que era laringite e com outros pediatras investingando descobrimos que era infecção urinária e refluxo urinário. Enfim.... nem sempre os médicos acertam né?!
Ótima post...

bibi disse...

Nossa, Ju! Que sufoco, hein?!
Ainda bem que eles se defendem melhor do que a gente imagina...
Beijos e saúde para os nossos!

Anônimo disse...

Olá, muito prazer em conhecer seu blog, adorei as dicas e visitarei com frequência, pois ele já tornou-se um dos sites recomendados no meu recém-nascido blog. Tenho uma filhinha de 3 meses e é sempre mágico trocar idéias com pessoas na mesma situação. Um abraço.

Anônimo disse...

Gracias intiresnuyu iformatsiyu