domingo, 27 de julho de 2008

Domingo com Teatro de Bonecos

Domingo ficamos sem a babá, então haja energia para passar o dia todo acompanhando o pleno desenvolvimento de uma “moça” de um ano e meio! Tenho cá meus truques, claro. Para aqueles momentos (raríssimos!) em que é possível tê-la sentadinha no meu colo, nada melhor do que “ler” um livro com ela, brincar de ampliar o vocabulário identificando as figuras e contando historinhas...

Ou cantar uma música, ou duas, ou três. Outro dia o pai dela abriu o piano e ensaiou meia dúzia de coisas que precisava lembrar para um trabalho, depois saiu e eu fiquei com ela. E ela, apontando o piano: “Cocá! Cocá!”.

Tradução: “Vamos tocar, mamãe! Está um saco aqui, o papai saiu, não temos nada para fazer e eu gostaria de ouvir aqueles sons maravilhosos que ele tão brevemente fez surgir desse instrumento que eu sempre desconfiei que não servisse para guardar vinho... Será que você poderia levantar a bunda aí do sofá e tocar para mim, fazendo o favor?”.

Eta. Argumentei que mamãe não sabe, que tal esperamos o papai, ele não demora, e se não der hoje, amanhã bem cedo ele...

“Cocá! Cocá!”

Respirei bem fundo, abri o piano e mandei ver o meu esboço (ridículo, diga-se) de uma harmonia em dó maior, até porque nem sei para que servem aquelas teclas pretas, e com as brancas também não me meto a besta. Com esforço comovente e três dedos da mão esquerda praticamente engessados, grudo aquela seqüência elementar - dó, sol, dó, fá, dó, sol, dó. E canto: fuuuui morar numa casinha-nha infestada-da de cupim-pim-pim... Etc.

Pois não é que me olhou com uma cara sinceramente emocionada, tanto que me empolguei e já ia puxando uma oitava acima para repetir tudo, agora animadíssima – foi quando ela segurou minha mão com sua mãozinha e disse, agora entre temerosa e piedosa:

“Papai...”.

Já entendi, querida. Vamos procurar uma liquidação de bolsas no shopping e não se fala mais no assunto.

***

Mas, para o caso de não haver piano ou bolsas com 70% off, aqui vai uma ótima para distrair a meninada no domingão: essa companhia carioca de teatro de bonecos chamada Papa Vento é uma gracinha, e tem alguns vídeos com trechos das historinhas no You Tube.

Esse é o “nosso” preferido, porque ela adora ver o jacaré roubando a roupa da Vovó e o menino procurando o jacaré. É muito legal ver que ela está começando a curtir os diálogos, o suspense, as surpresas e as piadas da historinha.

2 comentários:

Fernanda disse...

KKKKKKK Isso mostra que ela ja tem senso crítico.

Anônimo disse...

Olá Bibi!

O que a gente não faz pelos filhos, né? Adorei!
O vídeo é muito bacana, vou procupar mais pelo youtube. Valeu a dica!

Beijos às duas!

Denise