segunda-feira, 18 de junho de 2007

Enxoval de bebê – dicas (parte I)

Cueiro, manta, kit berço, aspirador nasal, culote, fraldas de boca... Hein?

Quando (já bem grávida) comecei a pesquisar sobre enxoval de bebê, me vi totalmente perdida. Baixei dezenas de listas pela internet, cada qual cheia de meias dúzias de outras meias dúzias de elementos estranhos à minha compreensão. Ah, o enxoval de bebê. Objetos para os quais não conseguia, por mais que tentasse, adivinhar finalidade. E preços, muitos preços.

Terminava meus dias rolando em pontos de interrogação: o que comprar? O que não comprar? Será que vou usar isso? Vale a pena investir naquilo? Pior: quantas unidades, meu Deus?!

O capítulo “enxoval de bebê” é um divisor de líquidos amnióticos. A pobre da grávida já desconfia seriamente da sua capacidade de cuidar de um pimpolho envolto em fraldas; diante dos termos do enxoval, então, é que ela tem certeza da própria ignorância.

Calma. Passados quatro meses do nascimento da minha filha, é com alegria que aviso às marinheiras de primeira viagem: é tudo muito mais simples do que imaginamos. E não é necessário ir à falência para garantir o enxoval do primeiro rebento.

Se conselho fosse bom...

Bueno, mas vamos às dicas (que, desde já, explico: são baseadas única e exclusivamente na minha experiência. Portanto, sujeitas a equívocos e parcialidades. Aprecie com moderação). Como o conteúdo é muito grande, vou publicando aqui por partes. As duas primeiras, hoje: cama e quarto.
***

Cama

Kit berço – consiste naqueles protetores acolchoados e bonitinhos que você vai amarrar nas grades do berço para proteger o bebê. É um item caro, mas necessário. Só não vá fazer como eu, que fiquei na dúvida entre amarrá-lo para dentro ou para fora do berço. Óbvio que é para dentro! Ora, pois, pois.

Jogos de lençol – o nome já diz. Acho meio exagerado os enxovais que pedem quatro (ou mais) jogos. O bebê não suja tanto assim. Um está em uso, outro está lavando, e mais um extra: nos viramos muito bem com três.

Protetor de colchão de berço – serviria para absorver a transpiração do bebê. Eu não comprei e não sinto a menor falta.

Fronhas – o enxoval pedia quatro. Compramos, ainda, duas a mais. Depois fui descobrir, com o pediatra, que o bebê não usa travesseiro nos primeiros meses! Até hoje ela dorme com o colchão inclinado, e sem travesseiro. Então, fronhas??

Colcha – não compramos, e eu nunca senti falta. Ela dorme coberta com uma mantinha bem macia ou mesmo um cueiro. Nos dias mais frios, a manta de tricô que a vovó fez.

Colchão de berço – item absolutamente necessário, óbvio.

Manta – o enxoval pede duas ou mais. Como ela nasceu em fevereiro, pleno verão carioca, usamos a manta praticamente só no hospital. Para enrolar na hora de dormir (no ar condicionado), cueiros são mais leves e práticos. Mas, se você pretende sair muito com o bebê, as mantas são bem mais bonitas.

Cobertor de berço – no verão, bobagem.

Travesseiro – compramos os dois que o enxoval sugeria, mas usamos apenas para que ela não role no berço (para isso também existem os rolinhos, que são ótimos – mas os dela estão sempre no carrinho).

**

Quarto

Cômoda – é ótimo ter gavetas para guardar as roupinhas. Mas, se você tiver um desses armários normais de adulto (muitos apartamentos são alugados com eles), também serve.

Abajur – ter uma luzinha fraca para olhar o bebê no quarto é fundamental. Mas, se não tiver abajur, a velha e boa luz do corredor faz o serviço numa boa.

Babá eletrônica – dei um azarão, a nossa veio com defeito e ainda não consegui mandar consertar. Por enquanto, dormimos de portas abertas e ouvimos qualquer gemido dela no quarto ao lado.

Poltrona de amamentação – acho muito melhor comprar uma poltrona que vá servir para outra finalidade na casa depois. No meu caso, minha sogra emprestou uma poltrona comum e eu usei para amamentar até o terceiro mês – depois disso, o bebê fica maiorzinho e mais firme, dá para amamentar tranqüilamente em qualquer sofá ou cama. Na verdade dá para fazer isso desde o início, mas os braços da poltrona são bons para apoiar os nossos quando o bebê é pequenininho.

Almofada de amamentação – não é cara, e eu acabei comprando, mas usei muito pouco. Prefiro uma almofada comum.

Móbile – é legal ganhar de presente...

Lixeira – de suma importância! Aliás, aqueles kits de vime que vêm com lixeira, garrafa térmica, potinhos para água e algodão são ótimos. Comprei e não me arrependo.

* Amanhã: banho e roupinhas.

17 comentários:

Juju Wee disse...

almofada

uso muito uma que recomendaram na maternidade - www.papik.com.br.
achei um pouco cara, mas uso bastante.. nao só para amamentar, como também para deixar minha filha dormindo em minha cama com segurança.

parabéns pelo blog.

:) juliana

Anônimo disse...

Oi, gostei do seu Blog. Escrevo aqui pois não achei seu endereço de e-mail no Blog. Sou Adriana uma mãe (tia) e não mãe, sniff (problems) que decidiu criar um buscador infantil depois de ficar perdida tentando ajudar amigas e parentes a procurar produtos infantis na rede. O site é www.guiainfantil.com.br, agora estou na fase de divulgação, conheça, você pode cadastrar o seu blog lá. Se puder acrescentar um link no seu blog para ajudar a divulgar eu agradeço. Abraço. Adriana

Anônimo disse...

Valeu, Juliana! Vou colocar uma observação no post. Beijo!
___

Adriana, que coincidência! Ontem mesmo, pesquisando (não lembro o quê) no Google, caí no seu site e gostei muito!
Vou colocar o link aqui e me cadastrar lá. Abraços!

Anônimo disse...

Só complementando

Cama
Véu - Para quem mora em uma terra quente, onde tem muitas muriçocas e o quarto do baby não tem ar-condicionado, este item passa a ser fundamental.

Quarto
Guarda-roupa - Para guardar toda a quinlharia e roupinhas que a gente compra e muitas vezes nem dá tempo de usar.

bibi disse...

muito bom, Fernanda! Obrigada!

Suave Conforto disse...

Kits berços, cortinas, acessórios, cama, mesa e banho você pode encontrar na Suave Conforto www.suaveconforto.com.br . O site sempre possui produtos de bom gosto e com ótimos preços. Vale a pena conferir.

Pay Attention disse...

Compre body, vestidinhos, babeiros e coisas lindas de bebês trazidos diretamente dos EUA em nosso blog: http://attentionpay.blogspot.com/. Peça o catálogo através do email. Aceitamos encomendas!

Anônimo disse...

Ainda não sou mãe, mas logo serei, por enquanto plenejando e suas orientações serão muito úteis. Trabalho com artigos para bebê, tais como toalhinhas, fraldas, etc. Visite, siga e indique meu blog: http://mimosangelicais.blogspot.com/
Claudia

Santo Anjo Enxovais de Bebê disse...

Aproveitando a oportunidade quero deixar o meu blog onde postei algumas peças de enxoval para bebê, que estão disponíveis no mercado livre. Peças exclusivas!!
Obrigada!!
http//reginaenxovaisdebb.blogspot.com

Daniel Pinho disse...

Uma boa dica para montar o seu enxoval é o site www.kitbercobiramar.com.br Nesse site voce vai encontrar tudo que precisa

Daniel Pinho disse...

Encontre aqui tudo que precisa saber para montar o seu enxoval 100% algodãao da biramar para o seu bebê. www.enxovalalgodaobebe.com.br

Anônimo disse...

Ola, dicas bárbaras e gostaria de deixar mais duas de uma mãe que adora comprar coisinhas importadas para o baby...

- adorei as roupinhas de um site novo brasileiro que trabalha com uma marca igual à carter´s: www.bbemporium.com.br

- encontrei uma farmácia inglesa que entrega no Brasil sem cobrar frete e oferece produtos/preços (mamadeiras principalmente) bem legais: http://www.echemist.co.uk

Abç.
Anna

Anônimo disse...

olá pessoal. Tenho acompanhado os blogs de roupas e enxovais de bebês e encontrei um site muito legal. Vale conferir.
Site com malharia, malhas e malhas infantis. Muito legal.
http://www.malhariabebelandia.com.br

Loja Primeira Idade Enxoval para bebê disse...

Olá,gostei muito do seu post e realmente algumas coisas,como no seu caso que mora no Rio e é muito calor,cobertor grosso e quente é desnecessário e se por acaso vier uma onda de frio..coloque duas ou mais mantinhas..a gente tem que ver o nosso dia a dia e descobrir o que realmente é necessário!!!
Aqui na nossa loja ,sempre aconselhamos e ajudamos nossas clientes e pelo nosso site COM VENDAS ON LINE www.primeiraidade.com.br também tiramos as dúvidas pelo nosso CHAT ON LINE...entre e confira!!!!
Estarei sempre por aqui..Abraços
Ana
www.primeiraidade.com.br

Isabella na área!!! disse...

Muito bom seu blog. Essa é minha terceira gestação e ainda tinha dúvida em algumas coisas, mas ao lê seu blog vi que eu sempre acertei e agora estou ainda mais segura, alias como eu disse é minha terceira gestação mas com um detalhe: agora é uma menina! Obrigada agora já sei que não preciso exagerar. Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Descobri uma marca muito boa que tem vários produtos de enxoval tão bons quanto os dos estados unidos! Dá uma olhada http://nuaemalpassada.com/2012/03/31/baby-loo-enxoval-do-bebe/
bjoca

Carla Mariana disse...

Gente, eu também descobri uma loja mas o preço é muito bom comparado as lojas que eu tinha visto, da uma olhada http://cegonhaencantada.com.br