sexta-feira, 22 de junho de 2007

Riso de bebê

Primeira vez

Quando eles começam a sorrir, por volta dos dois meses, a gente tem vontade de não fazer mais nada da vida: só ficar ali, parada, olhando. Lembro quando ela soltou meu seio, depois de uma mamada, e eu o encostei de volta na sua boquinha para estimular a sucção. Em vez de sugar, simplesmente sorriu. Fiz de novo – teria sido só uma coincidência? Sorriu outra vez. E de novo. Abria a boca e me trazia a novidade mais doce do dia: agora nós vamos sorrir uma para a outra. Silenciosamente, sorri um pouco e chorei um bocado.

Há algumas semanas, começou a rir com som. Quando estimulada, solta uma gargalhada gostosa. Mas é só quando ela quer!

**

Faz bem para a saúde

Pois o riso dos bebês ajuda a mantê-los saudáveis. Segundo esta reportagem, está provado que rir fortalece o sistema imunológico (deprimidos adoecem mais), estimula a produção de endorfina (o hormônio do prazer, que tem até efeito analgésico), aumenta a circulação sangüínea e a oxigenação das células, potencializa a capacidade respiratória, e – pasmem! – ainda evita o aparecimento de rugas no futuro (devido à contração dos músculos da face).

O primeiro passo, segundo a pediatra consultada, é manter um ambiente harmonioso em casa. Bebês e crianças pequenas são capazes de absorver a tensão emocional dos pais; portanto, também “puxam” a alegria e o otimismo da família.



Esse vídeo do You Tube ficou famoso,vocês já devem ter visto. O bebê é mesmo bonitinho e as risadas são lindas, mas me dá uma estranha impressão de que ele já está exausto e superestimulado... É implicância minha?

3 comentários:

Arte disse...

Realmente o bebê do video está muito estimulado, mas quem resiste a uma gargalhada dessas? Hoje minha nora colocou meu neto olhando-se no espelho e não acreditei no que ela havia falado antes. Cada vez que descobria sua imagem refletida dava o maior sorriso. Fiquei curiosa em saber se acontece também com outras crianças. Como tem a idade da Lara, quer fazer o teste? Depois me conte. Parabéns pela sua filha - lindinha - e também pelo seu talento de cronista. Adoro todas elas tão recheadas de humor. A TV está carente de pessoas como você, roteiristas.
Eu sofro da síndrome do riso crônico. Basta meus filhos (36, 34, e 27 anos) e meus netos fazerem ou dizerem qualquer gracinha, fico igual ao bebê do vídeo. Ai, Bibi, desculpe, escrevi demais. Pode ler e apagar ok.
Parabéns, voce é muito engraçada. Continue assim!

Anônimo disse...

Imagina se eu vou apagar um comentário desses! Adorei!!
Obrigada, volte sempre e escreva o quanto quiser.

Quanto ao espelho, eu já experimentei com a Lara - ela ainda fica só observando, atenta. Se eu sorrio de cá, ela dá também uma discreta risadinha para a imagem.

Quanto aos roteiros de TV, vou caminhando nessa direção. Quem sabe?

Beijos!

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.