domingo, 3 de junho de 2007

Saudades de bebê



- Aproveita bastante, porque passa muito rápido!

É a frase que mais ouço depois dos elogios feitos à minha filhinha. Quero contar um segredo: tenho saudades, já!, do tempo em que ela era recém-nascida. Mas ainda nem fez quatro meses! E mais: sinto também uma estranha saudade adiantada – do tempo em que ela será uma meninota linda a dizer gracinhas na fila do banco para me distrair.

Saudade é um bicho torto e sem sentido, assim mesmo. Ele ataca, quando a gente menos espera, espetando os bigodes numa bochecha desavisada que recém sorriu de alguma lembrança boa ou tola. E a saudade também é boa ou tola (ou ambas).

Não dá para evitar. Mesmo que a gente aproveite 100% do tempo presente – como se isso fosse possível! -, o fato de haver futuro e memória implica em saudade. Que remédio?

Para saudade não há remédio. Vejo mães se derretendo de saudades de seus filhos quando eram bebês; elas topariam engravidar agora? Nem pensar! Ao mesmo tempo, adoram ter os filhos já criados. Vão esperar pelos netos – e mimar muito, apertar, morder, fazer gorrinho de tricô e... morrer de saudade outra vez.

Ter um bebê em casa é um luxo. Você acorda e tem aquela coisinha cor-de-rosa descobrindo o mundo; como não descobrir junto? É o luxo da renovação, do reinício, dia após dia uma novidade diferente. Vai deixar muita saudade, sim, do cheirinho, dos barulhinhos, das mãozinhas, dos pezinhos...

A vida vai para o diminutivo e aumenta a gente.

PS: Na foto é ela - minha filha, com 11 dias. Passa voando.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, sou da comunidade gravidez caminho de um sonho... e vi que seu sonho já foi realizado... que filha maravilinda!!!! uma boneca!!!!
Vou visitar sempre seu blog... aguardo sua visitinha no meu!!!!
bjocas!!!!

Anônimo disse...

Não é papo!
Passa rápido mesmo!
E dá saudade! (eu particiularmente não entendo ainda a tal "saudade da barriga", mas cada um...)
A gente fica com saudade até das fotos que não fez!
Porque nunca mais conseguimos equilibrá-los nas palmas das nossas mãos, por exemplo!
Beijo!

Anônimo disse...

Pati: BOA SORTE! E obrigada pela visita, vou retribuir.Beijo.

Olga: cá entre nós, também não entendo a tal saudade da barriga! Adorei sua visita, volte sempre!
Beijos.

krika Lima disse...

Oie...Bom eu adorei esse post seu....Nossa realmente qndo vc falou de saudade a minha está com quase 6 meses e eu já tenho saudade da gravidez e dos 6 meses q se passaram....Muito bom vou ser presença constante no seu Blog...Sempre q puder eu vou responder!!!!

Pati disse...

olha eu aqui de novo!!!! adicioei seu blog como favorito... virei sempre aqui!!!!
bjocas

Anônimo disse...

Pois é Bibi, quem diria que aquela amiga que chorou ao meu lado num balcão de bar (Manara...) quando soube que eu seria papai...e lá se vão quase dez anos... hoje se mostraria uma mãe tão especial. É por isso que a vida faz sentido, porque quando nós achamos que mandamos nela, que sabemos o que vai acontecer, ela acaba com todos os nossos planos e nos traz realizações jamais imagináveis.
Bibi, saudades de vcs todos, principalmente da princesinha linda que ainda nem conheco pessoalmente e já sinto falta...
Beijos no Coração de todos aí.

Carla Mariana disse...

Adorei esse blog, virei fã de carteirinha!